quarta-feira, 11 de março de 2009

Pais e filhos


"Isso é uma coisa de adultos."
"Só faltava agora o meu filho ter de ir a um psiquiatra."
"Na escola vão pensar que a minha filha é maluca."


A maioria dos pais está longe de imaginar que as crianças também podem sofrer de doenças mentais.
A verdade é que as doenças mentais não são um exclusivo dos adultos. Uma em cada vinte crianças tem algum tipo de doença mental, suficientemente importante para dificultar o seu relacionamento com os seus amigos e familiares.

Na realidade, dizem os especialistas, a maioria das doenças psiquiátricas começa na infância e adolescência. Para ser mais específico, estima-se que metade de todas as doenças psiquiátricas do adulto começa até aos 14 anos e que dois terços já eram evidentes aos 24 anos.

Algumas podem mesmo começar mais cedo, como as que têm a ver com ansiedade exagerada, que estão muitas vezes presentes antes dos 10 anos.

Muitos pais não têm a noção destes factos e ficam surpreendidos quando são confrontados com a perspectiva de o seu filho ou a sua filha adolescente poder manifestar alguns comportamentos que fazem pensar numa doença mental.

A boa notícia é que, se forem detectadas a tempo, se tiverem um acompanhamento adequado, algumas vezes com a ajuda de medicamentos, a maioria destas doenças pode ter uma evolução favorável e ser apenas transitória.

Retirado de: www.paisefilhos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário