sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Definições

DEPRESSÃO - A Depressão é uma doença mental que pode afectar o humor durante longos períodos de tempo. Os sintomas incluem: perturbação do apetite e do sono, fadiga e perda de energia, sentimentos de inutilidade, culpa e incapacidade, falta de concentração e preocupação com a morte, desinteresse, apatia e tristeza. A Depressão pode afectar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade e, sem tratamento, pode conduzir ao suicídio.

PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR - A Anorexia Nervosa e a Bulimia são doenças do comportamento alimentar, em ligação com a imagem corporal e o controlo do impulso alimentar. Estas doenças podem ser muito graves.
Na Anorexia o doente não come, chegando a passar fome, devido a uma distorcida imagem corporal, que lhe causa aversão à comida.
A Bulimia é um ciclo de "encher" (consumindo grandes quantidades de comida) e "purgar" (quer induzindo o vómito, quer pelo abuso de laxantes). Quem sofre de Anorexia ou Bulimia tem uma preocupação excessiva com a comida e um medo irracional de ficar gordo. 90% dos doentes com Anorexia e Bulimia são do sexo feminino.
Caso estes doentes não sejam devidamente tratados, a doença pode evoluir e resultar na morte. As causas de óbito variam entre doenças relacionadas com a desnutrição e a desidratação. Em certos casos, ainda, pode estar relacionada com o suicídio.

SUICÍDIO - Define-se Suicídio como a atitude individual de extinguir a própria vida, podendo esta ser causada, entre outros factores, por um elevado grau de sofrimento, que tanto pode ser verdadeiro ou ter origem nalgum transtorno psiquiátrico, como a psicose aguda, a depressão delirante ou outro transtorno afectivo. Em todos os casos, a probabilidade de uma atitude tão extrema é consideravelmente potencializada se houver uso continuado de drogas ou bebidas alcoólicas.

ESQUIZOFRENIA - A Esquizofrenia é uma doença mental grave e crónica que, sem tratamento, impossibilita a pessoa de se comportar normalmente na família, no trabalho e na comunidade. Os sintomas incluem: Alucinações (vozes e outras), delírios ou falsas crenças patológicas que não são corrigíveis pela razão, pensamento desorganizado, alterações dos afectos, das emoções, do juízo crítico e da vontade. A pessoa que sofre de Esquizofrenia pode falar incoerentemente, deixar de falar, ter respostas emocionais desadequadas, humor insensível ou neutro, ausência de respostas emocionais ou períodos longos de exaltação ou depressão, ideias de perseguição e grandeza ou outras de conteúdo fantástico. Com um tratamento farmacológico adequado, grande parte destes sintomas atenuam-se ou desaparecem.

Mundos Paralelos

Sem comentários:

Enviar um comentário